Casamento a Prova de Fogo I – Superação

O filme Prova de Fogo é um ícone de superação no casamento, é um sucesso mundial porque mostra de forma inteligente que os conflitos podem sim serem dirimidos e para isso é preciso transformar intenção em ação.
Retrata a história de um bombeiro que tem um casamento falido, e quando a beira de um incêndio devastador (divórcio), o bombeiro tenta pagar o fogo (crise) do casamento.
O enredo  mostra como o casal consegue criar uma atmosfera de equilíbrio a ponto de evitar conflitos, 'fica ainda mais fantástico à medida que mostra que a mudança é um processo que exige disciplina e determinação para a construção de um casamento  harmonioso e amoroso.
No processo de mudança, há dias em que temos vontade de desistir, que pensamos que talvez esse esforço todo não valerá a pena. Mas à medida que persistimos e perseveramos na construção de um casamento, começamos a colher os frutos dessa mudança.

Imagine a mudança de sua casa para uma nova casa, o que provavelmente fará será é se desfazer de tudo aquilo que não lhe serve para aquela nova moradia(casamento feliz)e certamente se puder fará novo mobiliário. O mesmo deve acontecer com o casamento no processo terapêutico, temos que nos desfazer de maus hábitos, valores e tudo aquilo que prejudica o casamento e agregarmos novos valores e atitudes.
A terapia de casal  ajuda todo o processo de mudança, auxiliando o casal nesse processo cognitivo e volitivo a  refletir sobre o modus vivendi, analisar quais são as mudanças necessárias e auxiliar na regulação de comportamentos funcionais.
Um casamento a prova de fogo é aquele que pode passar pelo fogo (crises) e ao sair dele se torna mais fortalecido, tal qual o ouro que é levado ao fogo para se dissipar as impurezas. By Lilian Ramos