Fases do Casamento & Terapia de Casal

Quando o casal inicia a Terapia de Casal é importante identificar a fase que o casal se encontra para compreender melhor a demanda.
O casamento é uma obra prima a ser esculpida à quatro mãos. assim como  um vaso de barro tem várias fases. A primeira,é a escolha, é preciso que o barro tenha plasticidade, que é a capacidade de se moldar em harmonia, a cada movimento e mudança na vida ou relacionamento ( filhos, doença, aposentadoria, morte,  desemprego). 

Passando a fase da escolha, vem a fase do curtimento do barro. Fazendo um cotejo com o casamento, é aquela fase em que o resto do mundo parece não ter muita importância, os dois se curtem, é uma fase deliciosa no casamento.
Mas o curtimento é a  ante sala da fase  de amassar o barro ,  também conhecida como a fase do pisamento. Nesta fase o casal vai se debater com as diferenças, jogos de poder, briga de egos. Não é menos importante que as demais, pois  é a fase em que o barro vai se compactar, para que todo o ar (diferença) seja retirado do interior.
A importância está justamente em  eliminar  as bolhas de ar do interior, para que o "vaso"  não exploda ou tenha rachaduras na fase da queima(brigas).Nesta fase o casal vai perfilar a identidade conjugar, sem desrespeitar a individualidade.
Depois vem a fase da mistura, o barro bem compactado recebe outros elementos como água, palha fina, entre outros. Essa fase o casal já está com o relacionamento bem sedimentado e coloca os "ingredientes" que mais lhe aprazem. Nesta fase um se tinge com a cor do outro e dai nasce um belo tom, assim como o amarelo com o azul, se transforma no verde.

Em seguida a fase da moldagem, é a fase em que o casal  se entende pelo olhar, tem uma vida sexual prazerosa, resolvem as diferenças de forma saudável, sabe o que o outro pensa e sente sobre a maioria das coisas e as respeita. Nesta fase se recomenda a  leveza para que o "vaso" fique com o formato desejado, é preciso colocar a quantidade certa de água (amor), um vai recuar e o outro se aproximar sucessivamente até se moldarem.
Quando o vaso está lindamente pronto e  esculpido. Chega a fase da secagem,  é a fase em que é necessário  que o vaso seja protegido para que a umidade  se conserve de forma uniforme,  ou seja, o frescor do relacionamento perdure por bastante tempo para que quando seja levado ao fogo não seja rachado. 
A fase do fogo, costumo associar a fase em que o casal passa por momentos difíceis, entre eles, e a mais difícil, a infidelidade. 
E finalmente experimentam a fase do amor genuíno, que é a fase em que é permitido errar e acertar, é a fase em que perdoa-se com mais facilidade e constrói-se  novos caminhos para que o relacionamento flua e aconteça.
Se você está tendo dificuldades para passar por cada uma dessas fases procure terapia de casal, ainda que o seu conjugue não aceite, faça terapia individual com enfoque no casamento, quando ele (a)  ver as suas mudanças, vai querer fazer parte do processo terapêutico.Tente identificar em que fase seu casamento está, se está com dificuldades em algumas dessas fases, recomenda-se a terapia de casalBy Lilian Ramos